sexta-feira, 27 de setembro de 2013

   Movimentos sociais do RS exigem fim dos leilões do petróleo

CTB RSCMS
A atividade reuniu cerca de 30 entidades de movimentos sociais e populares com a pauta da avaliação dos informes da Plenária Nacional, que colocou na agenda a luta contra o leilão do Campo de Libra, previsto para ocorrer no próximo 21 de outubro, pela reforma política com realização de plebiscito e pela democracia na mídia. A plenária contou ainda com a presença do ex-governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra e do deputado federal Elvino Bohn Gass (PT). A plenária foi conduzida por Waldir Bohn Gass, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Ana Carolina Barbosa, da União Brasileira de Mulheres (UBM).
Para o Secretário de Juventude da CTB-RS, Igor Pereira, o fim dos leilões do petróleo é uma reivindicação da pauta unitária das centrais sindicais e movimentos populares. "Soma-se a uma luta por democracia e fundamenta essa luta. O petróleo e o pré-sal são patrimônios do Brasil, são riquezas que queremos que se materializem em educação e valorização do trabalho. Mas a disputa dessa riqueza passa pela política e a mídia, uma pauta tem a ver com outra", afirma. A secretária de Políticas Sociais da CTB-RS, Izane Mathos, saudou a representatividade e caráter unitário da Plenária. "Somente com unidade dos movimentos sociais poderemos avançar nas mudanças", lembrou.
O representante da Federação dos Petroleiros (FUP), Dary Beck Filho, informou que haverá reunião do Comitê em Defesa do Petróleo no dia 4 de outubro. Ficou definido que CUT, CTB, CGTB, MST, UNE, UGES e FMG participarão da reunião, ficando as demais entidades convidadas a se somar. O objetivo é planejar um Ato estadual contra o Leilão de Libra e por mais democracia para o dia 17 de outubro. Ficou agendada nova Plenária dos Movimentos Sociais para o dia 31 de outubro.
Estiveram presentes na Plenária Estadual dos Movimentos Sociais as seguintes entidades: CTB-RS, Fecosul, Federação dos Bancários, Sindipetro-RS, União Brasileira das Mulheres (UBM), União Nacional dos Estudantes (UNE), CUT, CGTB, CNBB, MST, MTD, ABERGS, ACJM, ASSPOM/RS, Barão Gaúcho, CMP, CPMVJ, FMG, FNHH2/FEEJ, JPT, Levante Popular da Juventude, PJR/RS, PT, RENAFRO/RS, A MARIGUELLA, UEE Livre, UJS e UMESPA.

Fonte: http://portalctb.org.br/site/pelos-estados-noticias/20550-movimentos-sociais-do-rs-exigem-fim-dos-leiloes-do-petroleo-e-mais-democracia

Nenhum comentário:

Postar um comentário