terça-feira, 30 de setembro de 2014

A PJ do RS convida com muita alegria para o DNJ Estadual 2014

     A Pastoral da Juventude do Regional CNBB Sul 3 acredita no e defende o protagonismo juvenil na Igreja e na sociedade a partir do seguimento e do discipulado a Jesus Cristo. É a partir do estudo, da reflexão, da oração e da opção pelo Projeto de Vida de Jesus que os jovens da Pastoral da Juventude celebram a vida das juventudes, anunciando a Boa Nova e denunciando as situações de violência pelas quais tantos jovens têm que enfrentar.
     É com a certeza da permanente construção do Reino de Deus por meio do aprofundamento da fé e da formação integral do/a jovem e do ser humano na sua própria realidade, a partir do comprometimento e amadurecimento pessoal, eclesial e social que priorizamos a celebração do DIA NACIONAL DA JUVENTUDE em nossas comunidades, paróquias e (arqui)dioceses.
     Para o ano de 2014, a PJ Sul 3 articulou, novamente, a celebração estadual do DNJ a fim de rearticularmos e integramos as (arqui)dioceses e vicariatos vivenciando a partilha de tantos grupos de jovens por esses pagos do nosso Rio Grande. Para isso, escolhemos como lema do DNJ a 1ª Carta de São João “O que ouvimos, o que nós vimos com nossos olhos, o que contemplamos, o que nossas mãos apalparam (...) nós vos anunciamos”, e como tema “Pastorais da Juventude em defesa da vida”.
     As PJs já lutam em defesa da vida a partir dos projetos nacionais, regionais, diocesanos e paroquiais, além de refletir e tentar transformar suas próprias realidades com o protagonismo juvenil.      Por isso a escolha do tema que enfatiza a luta da PJ contra a violência e o extermínio de jovens (Campanha Nacional). E o lema da 1ª Carta de São João nos motiva a denunciar as situações de violência, assim como anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo como forma de transformar a sociedade.
    O DNJ tem sido uma celebração permanente das Pastorais da Juventude do Brasil há mais de 25 anos, com o objetivo de motivar, partilhar e refletir com as juventudes das mais diversas realidades.       A PJ do RS já realizou essa celebração cinco vezes a nível estadual, sendo a última em 2006, em Canoas/RS.
O DNJ Estadual 2014 acontece na Arquidiocese de Santa Maria, na cidade de Santa Maria/RS.

Data: 19 de outubro de 2014 (domingo).
Local: Ginásio do Parque da Basílica da Medianeira (Avenida Medianeira, n. 670, Santa Maria/RS).
Horário: das 08h ás 17h.

PROGRAMAÇÃO:
8h – Acolhida
08h30min – Abertura e oração inicial
09h – 1ª Caminhada Libertadora da Juventude
10h – Missa (Santuário Basílica Medianeira)
11h30min – Palco Livre e almoço
13h – Roda de conversa “Situações juvenis de violência”
13h45min – Fila da juventude
14h15min – Oficinas temáticas (inscrições no dia)
16h15min – Envio


    Assim, com essa motivação em defender a vida, inspirados pela coragem e ousadia do Jovem Jesus de Nazaré, a Equipe de Articulação do DNJ Estadual 2014 organizou essa cartilha como sugestão de encontros para preparação ao DNJ. Essa cartilha também pode ser um material a ser usado posterior ao DNJ como forma de refletir e celebrar as diferentes realidades juvenis.



    Arquidiocese de Santa Maria com muita alegria acolhe esse momento bonito e orante da Pastoral da Juventude do Rio Grande do Sul. Sejam desde já tod@s bem-vind@s!

Nenhum comentário:

Postar um comentário