segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Moção de Repudio ao Estatuto da família e Planos de Educação.




   Durante nosso 28° Encontro Arquidiocesano das CEBs a partir das reflexãos da oficina de gênero, feminismo e diversidades surgiu uma proposta de moção de repudio ao Estatuto da Família e as intervenções aos Planos de Educação em seus diversos níveis seja municipais e estaduais em que foram retiradas a palavra Gênero dos mesmos.
   Por entendermos que essas são tentativas de manipulações moralista e conservadora na vida do povo sem nem ao menos se abrir ao diálogo, ao estudo e oração não gerando discernimento profundo sobre as temáticas. Nós que vivenciamos o dia-a-dia das comunidades e sabemos que essas intervenções são prejudiciais ás nossas famílias lançamos essa moção pra expressar nosso desagravo com tudo isso, de forma simples, mas conscientes de nosso dever e dizer que continuamos nas bases a refletir sobre as relações de gênero e diversas formas de relações familiares. Segue a moção:     





Moção de Repudio ao Estatuto da família e Planos de Educação.

Nós mulheres, homens e crianças, representantes das Comunidades Eclesiais de Base da Arquidiocese de Porto Alegre reunidas nos dias 07 e 08 de novembro de 2015, por conta do 28° Encontro Arquidiocesano das CEBs, repudiamos o Estatuto da Família aprovado pelo Congresso Nacional, pois, entendemos que este é prejudicial as nossas famílias, e o nosso dever profético enquanto “igreja em saída” é defender e apoiar todas as diferentes modelos de organização familiar.
Temos a certeza em nossas comunidades e Instituições Religiosas, que não vivemos um único modelo familiar e devemos acolher a todos.

Assim como solicitamos a retomada das discussões dos Planos de Educação por entendermos a importância de avançar no tema da educação para a diversidade de gênero.

Canoas, 08 de novembro de 2015.


Nenhum comentário:

Postar um comentário