segunda-feira, 25 de abril de 2016

Compromissos das Arqui[Dioceses] presentes no 14° Encontro estadual das CEBs.



Arquidiocese de Santa Maria
- Formação em vários níveis, fortalecendo a participação na escola da juventude, Oscar Romero, Teologia popular para dar amparo as pastorais, não caindo na mesmice.
- Organizar e fortalecer pequenos grupos, no campo e na cidade, como espaço de encontro entre as pessoas, trocas de experiências, para celebrações, reflexões da Palavra de Deus em vivência de sua fé.

Diocese de Caxias do Sul
- Compreender e se por mais na realidade, IGREJA EM SAIDA, acolhendo o diferente. Defendendo a vida com a proposta do Evangelho de Jesus, nisto fortalecer as pastorais sociais, buscando espaços físicos, recursos humanos. Meio ambiente como uma das prioridades.
- Protagonismo feminino e ministérios da Igreja Instituição nas tomadas de decisões.
Compromissos assumidos pela diocese e paróquias, do bispo as zeladoras.

Diocese de Novo Hamburgo
-Assumir a agenda de encontros formativos que tiramos para ampliar e fortalecer as CEBs.
- Fazer com que as pastorais sociais assumam nossa agenda e assumir a agenda das Pastorais Sociais como a Pastoral Operária, Imigrante, Pastoral Afro que são realidades fortes do encontro.
- Pastoral da Juventude comunga com as CEBs. Outros espaços de manifestações da juventude não irá construir as CEBs. Assumir a PJ como fermento das CEBs diocesana.

Diocese de Santa Cruz do Sul
- Fazer reuniões regulares [4 anuais] com participação de todos delegados com mística, formação, avaliações, mobilização.
- Apoiar iniciativas das pastorais sociais e organizar a equipe de articulação das CEBs.
- Incentivar mais formação de pequenas comunidades, núcleos nas comunidades. Ampliar as bases.

Diocese de Cachoeira do Sul
- Organizar os COMIPAS [Conselhos Missionários Paroquiais].
- A partir dos COMIPAS envolver movimentos, pastorais, serviços e grupos de famílias para que se façam presentes junto aos grupos em situação de vulnerabilidade.

Arquidiocese de Pelotas
- Integrar-se na atividade da Escola Missionária de planejamento da Arquidiocese, participando de uma reunião de planejamento desta atividade que vais acontecer na igreja são Cristóvão dia 27 ás 19h30m.
- Promover momento de formação política. Integrar e promover as políticas públicas de nossas cidades através dos diferentes conselhos.

Diocese de Osório.
- Reafirmar nossa fé nos grupos de famílias como caminho de vivência da experiência de CEBs e por isso nos comprometemos com o engajamento desses grupos, o fortalecimento e a multiplicação desses grupos. 
- Fortalecimento das Pastorais Sociais.
- Ampliar o Encontrão de famílias com dia de formação no dia anterior para as coordenações de grupos na perspectiva política e social.

Diocese de Frederico Westphalen
- Fortalecer a caminhada das CEBs em nossas comunidades, utilizando o material fornecido.
- Usar os meios de comunicação da Diocese para divulgar os trabalhos das CEBs.

Diocese de Santo Ângelo
- Promover o ecumenismo, organizar encontros onde seja possível a troca de experiências entre religiões a partir das causas sociais.
- Para sermos vinho novo e uma igreja em saída vamos organizar as pequenas comunidades, acolhendo e transformando as periferias.

Diocese de Cruz Alta
- Reorganização da Comissão Pastoral da Terra na Diocese.
- Intensificar a conscientização do povo nas comunidades através dos grupos de famílias [utilizando os materiais disponibilizados nas CEBs].

Diocese de Bagé
- Realizar “Missões Populares” pra buscar novas pessoas e fortalecer as relações com as pessoas que já participam da vida das comunidades. Dando uma especial importância ao pós-missão.
- Dar continuidade aos processos de formação de liderança, devendo estes serem realizados nas comunidades, abordando conteúdos relacionados a organização e estruturação da igreja e fortalecendo as Pastorais Sociais.

Arquidiocese de Passo Fundo
- Dar continuidade a formação dos delegados e delegadas da diocese sobre a Mística e Espiritualidade das CEBs.
- Continuar a ser sal e luz nos ambientes em que estamos, apoiar sempre mais as lutas populares, principalmente a dos mais pobres.
- Assumir com coragem a 40° Romaria da Terra e junto o 12° Acampamento da juventude do campo e da cidade na Fazenda Annoni em 28 de fevereiro de 2017.

 Diocese de Erexim
- A PJ abraçar a CEBs [Ecológicas e eclesiais].
- Ir ao encontro da periferia, locais mais excluídos [da periferia para o centro].
- Formação para a realidade [Pastorais Sociais, políticas].

Diocese de Rio Grande
- Fortalecer as Pastorais Sociais buscando espaço físico e pessoas. Compromisso da Diocese e paróquias.
- Impulsionar e incentivar o protagonismo feminino nos ministérios da igreja, instituições e tomadas decisões.
 - Compreender e se por mais nas realidades, acolhendo e diferente, defendendo a vida com a proposta do Evangelho de Jesus.

Arquidiocese de Porto Alegre [Vicariatos de Porto Alegre, Canoas e Gravataí]
- Fortalecer as CEBs como “Igreja em saída” retomando a pastoral da visitação, os círculos bíblicos e estudos de base a partir da cartilha.
- Fortalecer o trabalho das Pastorais Sociais com atenção especial aos mais vulneráveis: Juventude, crianças, idosos, ecologia, diversidade de gênero e outros.
- Fortalecer as lutas populares em defesa dos direitos sociais e pela garantia e ampliação da democracia. Engajarmos nos comitês populares em defesa da democracia.






Fotos: Elton Aristides e Miguel Mosena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário