quarta-feira, 24 de abril de 2013

COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE Informativo nº 5

COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE

27º Encontro da Arquidiocese de Porto Alegre

18 e 19 de maio de 2013 - Bairro Mário Quintana

 “CEBs: Justiça e Profecia a serviço da vida”  

“CEBs: Proféticas e missionárias na vivência do Reino!”.


                  - “Vinde e vede! Coisas novas estão acontecendo. Não estais vendo?”
A Rede de Comunidades da Paróquia Jesus de Nazaré quer acolher a todo/as o/as participantes do 27° encontro das CEBs, que acontecerá 18 e 19 de maio, na festa de Pentecostes. Nossas comunidades ficam no meio de 13 vilas e de uma população aproximada de 45 mil habitantes, como fermento junto à massa e “pequenas sementes do Reino” necessárias para os “grandes frutos”. Há muitos problemas, mas bonitas histórias de luta a partir da organização popular da região.
Com os pés no chão e os olhos fixos em Jesus e seu projeto de vida, o Reino, à luz dos grandes acontecimentos eclesiais que envolvem o peregrinar de nossa Igreja - 50 anos do Concílio Vaticano II, Ano da Fé, Jornada Mundial da Juventude, a eleição do novo bispo de Roma, Francisco -, e sob as bênçãos Jesus de Nazaré, convocamos a todo/as para assumir a preparação do 27° Encontro Arquidiocesano, para que possa nos fortalecer em nossa missão, com a força do Espírito Santo, como discípulo/as missionário/as, no anúncio do “ano da Graça do Senhor”, quando haverá vida e vida abundante para todos e todas. (Pe. Marcelo Junior Klein, msf - pároco)

                                           O TREM DAS CEBs ESTÁ PASSANDO
                                                EMBARQUE VOCÊ TAMBÉM!

O 27º encontro de CEBs começa dia 18, pela manhã, a partir das 8 horas e à tarde estão previstas cinco oficinas, para as quais cada delegado poderá se inscrever com duas opções, ao receber a ficha de inscrição: 1- CEBs e Juventudes; 2- CEBs e a Cidade: Reforma urbana e ecologia; 3- CEBs e engajamento político e social; 4- CEBs e Missão a partir das Comunidades proféticas da Bíblia e 5- CEBs e vivência comunitária da fé.

CEBs: MAS O QUE É ISSO?
- CEBs: Comunidades Eclesiais de Base. É a Igreja em movimento, na base, no meio do povo. E não é um movimento de Igreja, distinta dos demais movimentos.

- Quando nasceram as CEBs? Nasceram com a Igreja, com as primeiras comunidades cristãs, descritas em Atos dos Apóstolos. Este novo jeito de ser comunidade surgiu no Brasil no começo dos anos 1960. Realizou seu 1º Encontro Nacional em Vitória, no Espírito Santo, com o tema “CEBs: uma Igreja que nasce do povo pelo Espírito de Deus”.  Em janeiro de 2014, em Crato, acontecerá o 13º Encontro Nacional, com o mesmo tema do nosso 27º Encontro da Arquidiocese. No RS, o 1º encontro foi em São Gabriel, em 1979. O 13º foi em Santa Maria, julho de 2012.

- Onde acontecem? No meio popular, onde se luta e se celebra a vida. O povo procura a CEB por ser um espaço de humanização, gratuidade, misericórdia e acolhida dos excluídos pela sociedade. A CEB quer ser um espaço de partilha de lutas, sonhos, esperanças e dores. Esta realidade é celebrada nos grupos de reflexão e na oração da comunidade.

- Como se sustentam? As CEBs bebem da fonte da Palavra de Deus refletida, partilhada e celebrada; da Eucaristia, como celebração da Vida; do Serviço da Caridade a exemplo das primeiras comunidades cristãs e do engajamento nas lutas sociais a favor da própria comunidade e dos pobres.

- Qual seu método? O método usado é o “VER-JULGAR-AGIR-CELEBRAR-AVALIAR-RETOMAR”. O método, na verdade, é um caminho de comunhão e participação, seguindo o modelo das primeiras comunidades, em Atos dos Apóstolos. O Documento de Aparecida nos diz que as CEBs são sementeiras de lideranças em nossa América Latina, também chão de mártires, de profetas, de discípulos e discípulas missionário/as que fazem acontecer a Igreja na base.

Vamos lá! Embarquemos no TREM que está passando em nossos Vicariatos, nas nossas Paróquias, nas nossas Comunidades! Como quem encontrou Jesus, convide mais alguém para esta viagem, pois há muito lugar e a missão é imensa e vale a pena.     
                                                               
                               TEMOS PAPA: SEU NOME É FRANCISCO

13 de março e Roma tinha novo bispo: Francisco, para presidir na caridade a nossa Igreja e fortalecer a fé dos irmãos e irmãs. Antes de nos abençoar pediu as nossas orações e a nossa benção, como Povo de Deus, colocando-se a serviço deste povo. Com que emoção e graça, contou como o Cardeal Hummes, franciscano, lhe confidenciou ao ser eleito: “Não se esqueça dos pobres!” Lembrando também as guerras e os desafios do meio ambiente, o nome de Francisco confirmou um programa de vida. “Como gostaria de ter uma Igreja pobre e dos pobres!”, anunciou ao mundo todo na entrevista coletiva.
Que nosso 27º Encontro de CEBs seja parte do esforço em tornar a nossa Igreja, Povo de Deus, Comunidade de Comunidades, testemunha da Justiça e da Profecia a Serviço da Vida, como CEBs Proféticas e Missionárias na Vivência do Reino.

Contatos: Pe. Marcelo: 95785106 – 3389.3009 - msfmarcelus@yahoo.com.br; Berenice: 84961007 -
bfbs@ibest.com.br; Carlos: 8534.0215 - cofcordova@gmail.com; Waldir: 9222.7787 - w.gass@terra.com.br; Maria Helena: 9510.1409 -mhelenadp@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário