quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Pequenas reflexões sobre o tema e lema do 28° Arquidiocesano das CEBs de PoA.


Costurando Novas Realidades - Com os olhos na vida do Povo

    Gestar, pensar, organizar um encontro não é tarefa fácil, ainda mais quando este não é qualquer encontro. Os encontros das CEBs de nossa Arquidiocese de Porto Alegre são os grandes momentos de celebração da nossa caminhada, partilha das experiências comunitárias, e também um momento de sonhar novos rumos.
    Assim, como em toda caminhada das comunidades, o 28° Encontro Arquidiocesano das CEBs vem sendo construído em mutirão. Sua construção parte do chão que pisamos, das experiências, sedes e anseios de cada militante das comunidades. Esta foi tarefa primeira pra sabermos o que queríamos desse encontro. A partir das nossas próprias realidades começamos a dar corpo pro 28°. Tarefa segunda foi escolher uma temática.
    Tendo em vista que essa temática deve ressoar na vida das comunidades pelos próximos dois, três anos, a tarefa de começarmos a delinear Tema e Lema foi importantíssima para nossa construção. Tínhamos presente que a escolha da temática sempre procura estar em sintonia com a caminhada das CEBs a nível estadual e nacional. Como no momento não tinham sido escolhidas essas temáticas, nos propomos a seguir adiante em nossas escolhas. Mas não estávamos muito longe, pois, as reflexões tanto a nível estadual como nacional seguiram pelo mesmo caminho.
Em nossa construção foram surgindo apontamentos importantes e profundos que nos deram base pra nossa escolha:

- As realidades de nossas comunidades;
- As várias transformações das realidades sociais e eclesiais:
- Os novos excluídos/as da sociedade - como ser voz profética neste contexto?
- As juventudes, o diálogo com as minorias da sociedade;
- A mobilidade urbana;
- A desigualdade social – O capitalismo destruindo a vida e levantando nossos clamores: pobreza, câncer, violência, lixo, ameaça ecológica, etc;
- Protagonismo Popular X Poder das Elites;
- As Comunidades Proféticas - A Igreja a serviço da justiça; a nova sociedade protagonizada pelos Profetas de ontem e hoje; o momento eclesial, com a abertura do Papa Francisco que deseja uma “Igreja em saída”, mais Samaritana que dialogue com as minorias.
- Os ecos do 13º Intereclesial, com seu Tema e Lema: Como dar continuidade?
- A Campanha da Fraternidade de 2015, que tem como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10,45). Inserindo a campanha nas comemorações do jubileu do Concílio Vaticano II, com base nas reflexões propostas pela Constituição Dogmática Lumen Gentium e a Constituição Pastoral Gaudium et Spes, que tratam da missão da Igreja no mundo.
 - o Jubileu dos 50 anos do Concílio Vaticano II.

Por fim, inspirados pelo Espírito Santo de Deus, fomos gerando o tema e lema, costurando as várias sugestões que foram surgindo. Ficou assim:

Tema: CEBs – Fermento de Transformação da Sociedade!
Lema: Povo de Deus, Dialogando com as Realidades a Serviço da Vida.

    O próximo passo agora é saber como esse tema e lema nos ajudam a refletir, e nos posicionarmos frente os vários desafios que essas realidades nos apresentam.
    O que de fato implica afirmarmos que as CEBs são Fermento de Transformação? Qual a conduta, o posicionamento que esperamos das CEBs perante situações que não condizem com o Projeto de Deus? E sobre a Sociedade, o que queremos transformar? O que está acontecendo ao nosso redor que não nos agrada?
    Somos Povo de Deus, um povo escolhido. Ops! Escolhido pra quê? Qual nossa missão enquanto cristãos/ãs seguidores/as do CAMINHO percorrido por Jesus de Nazaré? O que estamos fazendo para atender ao pedido do Papa Francisco de sermos essa Igreja em saída, Samaritana, mais aberta, acolhedora e profética? Qual nosso posicionamento político perante a atual conjuntura do país? Ou ainda pensamos que igreja (fé, religião) e política não se misturam e não se discutem?
    Dialogando: Interessante! Ao dizer que somos povo que dialoga não nos colocamos a parte das diversas realidades onde estamos inseridos, mas nos mantemos em contato-diálogo, às vezes mais perto, às vezes mais distante. Quais são mesmo essas Realidades de nossa sociedade e igreja que queremos transformar? Olhando para essas realidades, quem são esses novos excluídos/as? Eles/as têm rosto? Corpo? Sofrem? Por quê? Como nós, CEBs, podemos contribuir para que eles/as se tornem sujeitos/as e transformem essas realidades de exclusão?
    Bom, nesses caminhos certos e incertos, em meio a tantas perguntas, dúvidas, desejos e anseios, nossa fé sempre nos aponta caminhos, nos põe a Serviço da Vida. E é esse desejo por Vida que nos leva a olhar pra vida do povo, enxergar essas novas realidades, recriando as relações, unindo lutas comuns e formando comunidades.
    Com Coragem e Ousadia, sigamos os próximos passos pra fazer as transformações acontecerem.


Texto extraído da cartilha de estudos do 28° Enc Arquidiocesano de CEBs.


O 28° Encontro das CEBs da Arquidiocese de Porto Alegre Acontece nos dia 07 e 08 de novembro de 2015. Para ter acesso a Cartilha de estudos do encontro clique AQUI e para se inscrever pra participar clique AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário