quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Relato da Ir. Antonia, sobre o 13° Intereclesial



      Irmãos e Irmãs, segue o relato que a querida Ir. Antonia de Sapucaia do Sul escreveu para sua congregação. É tão bom ir aos poucos fazendo memória e partilhando nossas vivências desse que foi um grande momento pras CEBs do Brasil...
     Sigamos na caminhada com Coragem e Ousadia! Boa Leitura.

Justiça e Profecia a Serviço da Vida...

“Comunidade Eclesial de Base vivo sinal do povo do Senhor, em Jesus Cristo todos somos irmãos, comprometidos com o Reino de amor”.


Nos dias 07 a 11 de janeiro o trem das CEB’s estacionou em Juazeiro do Norte – CE, para o 13º Intereclesial das CEB’s. A cidade acolhedora, espaço de romarias e cultivo da espiritualidade romeira, abrigou quase 5.046 mil romeiros/as das comunidades, vindos/as do campo e da cidade, dos diversos estados do Brasil e representantes de outros países.
Foram espaços celebrativos, reflexivos e de ouvir os clamores da base. Desde o Caldeirão beato José Lourenço(espaço onde todos se encontravam, onde aconteciam as plenárias) aos ranchos( Espaço onde aconteciam os trabalhos de grupos). Destaca-se também a missão, que nos ajudou a conhecer a realidade do povo de Juazeiro, sua vida de oração e trabalho.
Os espaços celebrativos foram regados de muita espiritualidade encarnada na realidade do povo, nas suas lutas e caminhada. Os ranchos trouxeram os gritos, conforme as temáticas trabalhadas.
Sentiam-se uma alegria estampada nos romeiros e romeiras das CEB’s, trazendo consigo na bagagem a caminhada das Comunidades e Regionais, o desejo de partilhar, de reanimar e fortalecer, este “jeito normal de ser igreja”.
Foram muitos os gritos que ecoaram neste 13º Intereclesial. A carta dos bispos enumera os seguintes: "(...) gritos de mulheres e jovens que sofrem com a violência e de tantas pessoas que sofrem as consequências do agronegócio, do desmatamento, da construção de hidrelétricas, da mineração, das obras da copa do mundo, da seca prolongada no nordeste, do tráfico humano, do trabalho escravo, das drogas, da falta de planejamento urbano que beneficie os bairros pobres; de um atendimento digno para a saúde...".
Diante destes gritos reafirmamos nosso compromisso de uma Igreja libertadora, comprometida com nossas bases, com a gente sofrida que clama por mais vida e dignidade. Nossa força, nosso empenho para sermos sempre CEB’s romeiras do campo e da cidade, comprometida com a justiça e profecia a serviço da vida.
Como regionais, assumimos compromissos, para que o 13º se torne concreto em nossas realidades, que se faça o agir, após vermos as realidades de nossa gente, julgarmos à luz da Palavra de Deus e da espiritualidade romeira, a partir da experiência de juazeiro do Norte.
Que a alegria, o entusiasmo, a memória destes dias, que trouxemos em nossa bagagem de volta, possa fortalecer nossa caminhada, na luta por mais vida, sendo fermento na massa, reafirmando nosso compromisso no campo e na cidade, fazendo concretizar a justiça e a profecia, iluminados/as pelo testemunho do Pe. Cícero, Pe. Ibiapina, beato Zé Lourenço, beata Maria de Araújo e de tantos sofredores e lutadores, profetas e mártires da caminhada do Brasil e da América Latina.  Amém! Axé! Auerê! Aleluia.

 “No Décimo Terceiro no Ceará é forte as romarias, estando a serviço da vida, buscando entender justiça e profecia.”

                                                                                          Antonia P. O. Resende, CIIC

Nenhum comentário:

Postar um comentário