terça-feira, 11 de março de 2014

Encontro/ Retiro das Pastorais sociais e CEBs do RS





 Irmã/os companheiras/os do caminho,
Coragem e Ousadia!

      2014 começou denso e intenso. Que seja um ano de muitas e boas lutas. E a nossa presença pode fazer a diferença.
    Aconteceu nos dias 7 a 9 de março, o encontro estadual da Ampliada das CEBs e do Coletivo estadual das Pastorais Sociais, com a assessoria do Frei Betto. Para revestirmo-nos cada vez mais do espírito de discípulos e discípulas missionários/as de Jesus de Nazaré e compreendermos mais profundamente a nossa missão no mundo, para que a nossa prática contribua de forma cada vez mais eficaz para a construção de um novo céu e uma nova terra.
Frei Betto nos ajudou a enxergar melhor um panorama sobre a situação eclesial, social e política nacional, perspectivas para 2014, bem como desafios para a sociedade e nossa missão nesses contextos. Por onde passa o projeto do Reino, capaz de nos fazer jogar a vida para que seja o seu dinamismo a mover a nossa existência (engajamento político, nos movimentos populares, nas CEBs, nas pastorais sociais...).
           Ainda durante o encontro houve a Reunião do Coletivo das Pastorais Sociais para acertar questões práticas para o ano. Como organizar a coordenação do encontro dos Organismos da CNBB, que tem como tema a “Ação Social da Igreja e o Diálogo com o Mundo” e que acontecerá 18 e 19 de março, em Porto Alegre.Mais: calendário de reuniões do ano, encontro de formação de agentes das pastorais sociais, reforma do sistema político (Projeto de Lei de iniciativa popular e plebiscito popular...). E a Reunião da Ampliada das CEBs para tratar das questões específicas das CEBs: Com muita animação e oração, avaliamos Intereclesial em Juazeiro bem como a participação de nossa delegação no encontro. Ver encaminhamentos a partir dos compromissos assumidos tanto no 13º Encontro Intereclesial de CEBs estadual como do nacional. Além de começar a planejar o 14º Encontro Estadual de CEBs que acontecerá ano que vem na Diocese de Caxias do Sul.
     Em conjunto assumimos um compromisso com a organização do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana para a Reforma do Sistema Político.
Este encontro nos ajudou a ver a realidade e nos animarmos para enfrentar os desafios; saímos mais seguros (projeto) e confiantes (auto-estima, subjetividade) no papel de sujeitos para ações sociais (Pastorais, CEBs, Movimentos Sociais).

     Reanimados e  reanimadas sigamos no caminho em busca do Bem Comum, da Amorosidade Divina, da Justiça e da Fraternidade... Somos a Igreja do Caminho!






Nenhum comentário:

Postar um comentário